Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de março de 2011

Saúde para os homens


Anejaculação: homens com dificuldade de atingir o orgasmo
Escrito por Dr. Rogério Vitiver   


200356245-001A anejaculação – ausência de orgasmo – é pouco conhecida. Os outros distúrbios são muito mais comuns, por exemplo, a ejaculação precoce, que é algo que atinge 50 a 60% dos homens em algum período da vida. Logo, por ser menos frequente, a anejaculação é um tema menos abordado. E é algo que causa uma ansiedade muito grande, porque há aquela cobrança social com respeito a desempenho e a orgasmo masculino.
A faixa etária atingida pela anejaculação é ampla. Podem sofrer do problema homens entre 20 e 65 anos. Alguns casos são primários, manifestam-se desde o início da vida sexual. Muitos homens, na adolescência, têm seus primeiros orgasmos através da masturbação. Na prática, podem apertar excessivamente o pênis com as mãos no intuito de atingir rapidamente o clímax, e isso pode dificultar o orgasmo com a pressão mais leve exercida pelas paredes vaginais. Já os casos secundários iniciam-se após alguma intercorrência física ou psíquica na vida adulta.
A dificuldade de atingir o orgasmo ocorre, em sua maioria, por origem psicogênica (doença unicamente ligada à fatores psicológicos). Porém existem outras causas orgânicas que podem levar a isso. Pode ser disfunção de um distúrbio hormonal, falta de hormônio masculino, uso de certas substâncias, como o álcool, antidepressivos, drogas como cocaína, que influenciam e podem constituir-se como efeito colateral, ou também pode ocorrer através de distúrbio neurogênico – neuropatia diabética, outros distúrbios sensoriais, de origem neural. Portanto há uma série de outras causas orgânicas. Mas, realmente, a maior parte dos casos é decorrente do distúrbio psicogênico.
O tratamento é feito após a identificação do grupo em que o paciente se encontra. Há aqueles que atingem o orgasmo só com estimulação oral ou manual da parceira, não conseguem com penetração – esse é o maior grupo; o segundo grupo e menos frequente é formado por aqueles que conseguem atingir o orgasmo pela via coital, mas só depois de um estímulo muito intenso e prolongado manual ou oral e há aqueles que só conseguem com masturbação pessoal – não da parceira. É necessário a princípio identificar qual é a característica do paciente, se é um distúrbio mais psicogênico, se é algum distúrbio que envolve alguma anormalidade orgânica ou física, e a partir disso dirigir o tratamento.
A assistência urológica é essencial para diagnóstico e tratamento da doença. Avaliação clínica e exames complementares possibilitam a identificação dos fatores causais e a consequente definição de uma conduta adequada. Buscamos identificar os casos decorrentes de fatores orgânicos e os que necessitam de terapia comportamental para controle dos fatores psicossociais. A terapia sexual ainda é a principal forma de tratamento, já que a maior parte dos casos é de natureza psicológica.


Homens também devem se preocupar com o autoexame
Escrito por Dr. José Cury   


97417502Autoexame dos testículos é fundamental para a saúde do homem

O que é o autoexame dos testículos?
Todos os homens com idade entre 15 e 35 anos podem e devem fazer o autoexame da bolsa testicular, usando ambas as mãos com bastante suavidade, fazendo o reconhecimento dos testículos, os quais têm a consistência normal de uma esponja de limpeza.

Quando e como fazer?
Este exame pode ser feito durante o banho uma vez ao mês.

No autoexame da mama, as mulheres procuram possíveis “caroços”. Os homens devem procurar o que quando fazem o autoexame dos testículos?
Qualquer formação endurecida como uma ervilha, um feijão, formação esta chamada popularmente de “caroço”.

O urologista deve ser procurado de imediato em que casos?
Qualquer dor, caroço ou algo que chame a atenção por estar diferente são indicativos para consultar um urologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário