Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de março de 2011

Japão vive drama de radiação

Onda radioativa: Japão vive momentos de terror devido radiação

Redação SRZD | Internacional | 15/03/2011 18h54
Desde as primeiras explosões em usinas nucleares, o medo de ocorrer uma contaminação geral no país asiático se espalhou pelo Japão. A usina Fukushima Daiichi, no nordeste japonês, foi a mais danificada pelo terremoto que arrasou o Japão.

Em torno do reator 2, houve uma outra explosão na noite de segunda-feira (horário do Brasil) aumentando os níveis de radiação do local para uma quantidade oito vezes maior do que a permitida. A fumaça se espalhou para vários lugares.

Nesta terça-feira, a radiação chegou a Tóquio. No entanto, até o momento os níveis detectados não são alarmantes. O governo ordenou que a população não saia de casa e estoque alimentos e outros mantimentos. Centenas de visitantes estão deixando a cidade com medo.

Uma zona de exclusão aérea foi criada ao redor de Fukushima, para que aviões não levem a radiação para outros lugares ou até mesmo que não contaminem os passageiros.

Em torno de Fukushima, pelo menos 180 mil pessoas foram retiradas de suas casas em um raio de 30 km da usina. O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan admitiu que a radiação liberada na usina pode causar danos à saúde.

Dos seis reatores, quatro tiveram problemas de sexta-feira. Os reatores 5 e 6 estavam desativados na hora do terremoto. O sistema de resfriamento do reator 1 está sendo feito com água do mar. Os reatores 3 e 4 estão controlados.

O terremoto de 9,0 pontos na escala Richter e a tsunami devastaram a costa nordeste do Japão. Há 3.373 mortos até o momento e centenas estão desaparecidos. Ainda em alguns lugares há escassez de alimentos, água e combustível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário