Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de março de 2011

Obama falará sobre 'paz global' com Dilma, diz assessor americano


A "paz global" será um dos temas discutidos entre o presidente americano Barack Obama e a presidente brasileira Dilma Rousseff no próximo sábado (19), em Brasília, de acordo com Dan Restrepo, conselheiro sênior do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca para assuntos da América Latina. "Há uma disposição real para seguirmos adiante e fazer o que for possível para avançar a paz global e a segurança", afirmou.
Restrepo e outro representante do governo dos EUA, o secretário assistente para assuntos do continente americano do Departamento de Estado, Arturo Valenzuela, participaram nesta quanrat-feira (16) de um fórum no centro de pesquisas Woodrow Wilson Center. O objetivo foi antecipar alguns pontos da viagem do presidente Obama ao Brasil no fim de semana.
Em meio a crise em alguns países árabes, o tema da paz global deve ganhar importância e pode dar ao Brasil uma oportunidade de mostrar que mudou algumas atitudes em relação a certas políticas externas. O Brasil, como representante temporário do Conselho de Segurança da ONU, votou a favor de sanções contra a Líbia, o que não fez contra o Irã.
O Brasil busca o apoio americano para conseguir um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas. De acordo com Restreppo, "não há dúvidas de que o assunto vai ser discutido entre os dois presidentes. Nós entendemos a aspiração do Brasil". Ele afirmou que as conversas de sábado são só o começo da discussão.
Restrepo disse que o governo americano vê uma possibilidade muito real em trabalhar junto com o governo Dilma em assuntos globais e bilaterais e que há uma expectativa muito positiva da parte do presidente Obama e do governo americano sobre essa viagem e a possibilidade de aprofundar e fortalecer as relações entre Brasil e Estados Unidos.
O secretário assistente para assuntos do continente americano do Departamento de Estado, Arturo Valenzuela, lembrou que America Latina mudou muito e por isto o presidente Obama vai lidar de outra maneira com a região. “Talvez o mais importante é que os países latinos querem ser mais competitivos na economia global. Então, há muitas demandas diferentes em nossa relação. Uma parte importante é o desejo destes paises de manterem um diálogo sobre teconologia, inovação e educação.
Valenzuela contou que muitas das discussões durante a viagem serão sobre cooperação trilateral. "Não apenas sobre o tipo de assistência que nós podemos dar, mas como nós podemos trabalhar juntos com outros países. Como nós podemos trabalhar com os brasileiros e fazer uma cooperação trilateral com outros países, como já fazemos profundamente com o Haiti."
Depois de Brasília e Rio de Janeiro, Obama segue para o Chile, onde deve fazer um grande discurso sobre a América Latina. Depois vai para El Salvador para discutir, principalmente, temas ligados a imigração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário