Total de visualizações de página

sábado, 19 de março de 2011

Governo brasileiro assina 10 acordos com os EUA

Entre os acordos há o de cooperação Comércio e Cooperação Econômica e parceria para grandes eventos esportivos


Foto: AFP
Visita do Obama: Brasil e EUA assinaram 10 acordos e tratados de cooperação
Após o desembarque da comitiva do presidente Barack Obama no Brasil, representantes do governo brasileiro e americano assinaram 10 acordos e tratados de cooperação. Entre os documentos há memorandos para o Comércio e para parcerias em grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016.
O acordo de Comércio e Cooperação Econômica visa “fortalecer os laços de amizade e o espírito de cooperação, expandir o comércio e fortalecer as relações econômicas” entre Brasil e Estados Unidos, e a promoção da “transparência e a não discriminação no comércio internacional e nas políticas e práticas de investimento”.


No acordo para grandes eventos, os governos buscam a cooperação no planejamento e desenvolvimento estratégico, de infraestrutura, de segurança e de apoio ao turismo na execução da Copa e das Olimpíadas. Visa também operar em parceria em “empreendimentos comerciais para o benefício de todos os cidadãos em qualquer nível da sociedade, de forma ambientalmente sustentável, como parte da condução dos Eventos”.
Entre os tratados há também um acordo sobre os transportes aéreos visando garantir a segurança do espaço aéreo dos dois países, combate ao terrorismo e facilitação para parcerias comerciais entre empresas brasileiras e americanas.
Além deles também foi assinado um tratado para promover uma maior cooperação entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Nasa para “pesquisa, projeto, desenvolvimento, teste, fabricação, montagem, integração, operação ou uso dos Veículos Lançadores ou de Transferência, de Carga, ou de instrumentos” espaciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário