Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de março de 2011

Maior lago do mundo

Dicas e Curiosidades
Situado na região da Sibéria meridional, Baikal é o lago de aguá doce mais profundo do planeta e o que tem o maior volume de água, Baikal significa lago rico.
Visto do espaço, o lago Baikal com cerca de 635 quilômetros de comprimento e 80 quilômetros de largura no ponto mais largo,parece um olho azul entreaberto.Contém um quinto de toda água doce do planeta, mais do que a água dos cinco Grande Lagos da América do norte juntos! O Baikal tem bem mais de 1.600 metros de profundidade. Se por um acaso fosse totalmente drenado, seria necessário o volume de água que corre em todos os rios do mundo num ano inteiro para enchê-lo de novo!
Os geólogos teorizam que, num passado distante, um subcontinente à deriva em direção ao norte colidiu com a Àsia. O impacto enrugou partes enormes de leito de rocha com se fossem papel aluminio e empurrou a surperficie terrestre para cima, formando a cordilheira do Himalaia. Alguns acreditam que o impacto da colisão dos continentes reativou várias fendas profundas na Sibéria. Uma delas é agora conhecida como fenda Baikal. Com o tempo, a água que escoava das montanhas ao redor depositou nessa fenda cerca de 7 quilômetros de sedimentos.Depois a fenda se encheu de água por completo,formando o lago Baikal.Atualmente, mais de 300 rios e riachos deságuam nesse lago,mas apenas um rio,o Angara,flui a partir dele.
Diferentemente da mairia dos lagos antigos do mundo, o Baikal não ficou cheio de sedimentos, nem se tornou um pântano.
Cientistas acreditam que isso se deve a placas tectônicas ativas, situadas abaixo do lago, que ainda estão se distanciando e alargando a fenda. Assim, em vez de com o tempo ficar mais cheio de sedimento, o lago na verdade fica mais profundo a cada ano.
Essas placas ativas também possibilitam que “colunas” de água quente saiam com força do leito do rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário