Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013


Maus hábitos influenciam mais a longevidade do que genética

Estilo de vida dos homens pesa mais sobre a saúde do que fatores genéticos

POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 31/07/2011
Se a ideia de quem tem pais com idade avançada tende a viver tanto quanto eles, graças à herança genética, servia como algum conforto para a ala masculina, tudo indica que dá para se preocupar. Um estudo da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, publicado no Journal of Internacional Medicine, afirma que a idade dos pais está pouco relacionada à expectativa de vida dos homens e que, na verdade, os hábitos de vida é que são determinantes no momento de avaliar a longevidade.

A pesquisa teve início em 1953, quando 855 homens, com idades entre 50 e 80 anos, foi convocado a realizar check-ups periódicos para analisar problemas cardiovasculares.

De acordo com os pesquisadores, o estilo de vida causava mais impacto nas doenças cardíacas dos pacientes do que causas genéticas. Muitos dos fatores decisivos para determinar aexpectativa de vida são resultado da rotina que decidimos levar. 
Os fatores como Índice de Massa Corpórea (IMC), colesterol, exercícios físicos, pressão sanguínea e se a pessoa era ou não fumante foram itens considerados no estudo. Segundo os resultados, aqueles que não eram fumantes, consumiam doses moderadas de cafeína e tinham colesterol baixo, assim como boas condições financeiras aos 50 anos, eram os mais indicados a comemorarem o aniversário de 90 anos, sendo que dos 855 que participaram do estudo desde o início, 111 estavam vivos e alcançando a marca dos 90 anos.
12 hábitos que contribuem para uma vida longa e saudável 

1. Comer melhor: abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares é um gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer.

2. 
Dormir bem: 7 horas e meia são ideais para uma vida saudável, e o segredo para longevidade.

3. Diga não ao sedentarismo: exercitar-se significa se afastar de doenças como obesidade, hipertensão, diabetes e problemas cardíacos.

4. Levante-se: ficar sentado por muito tempo altera o metabolismo e influencia no colesterol alto e o repouso da pressão arterial, que são indicadores da obesidade.

5. De olho na balança: sobrepeso e obesidade, além de elevar os riscos de diabetes, derrame, hipertensão e apneia, estão por trás de 30% dos casos de câncer.

6. 
Controle os nervos: estresse é um grande vilão para o coração, além de contribuir para o aparecimento de doenças psico-fisiológicas

7. Sorria para vida: pesquisadores descobriram que os bem humorados têm o risco de morte reduzido em até duas vezes.

8. Respire bem: uma boa respiração combate desgastes mentais e físicos e, até a insônia, aumentando assim a sensação de bem-estar.

9. Tabagismo: quem fuma também tem chances elevadas de câncer de pulmão e boca, além das doenças cardiovasculares.

10. Cultive bons amigos: pessoas solitárias vivem 50% menos, segundo pesquisa da Universidade Brigham Young.

11.
Vida sexual saudável: fazer sexo com certa frequência melhora o humor e pele, relaxa, alivia estresse e TPM, além de diminuir riscos do infarto.

12. Autoestima: aprender a gostar de si mesmo contribui para uma vida melhor.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário