Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Turismo Brasil

Cultura em Recife
Capital de Pernambuco oferece mais do que belas paisagens ao turista
 

Centro Cultural dos Correios conta a história do estabelecimento por meio de exposições temporárias com fotos da aviação transcontinental e da travessia aérea do Oceano Atlântico, além de mapas e gravuras estilizadas de Recife

Centro Cultural Banco Real conta com galerias, auditórios e uma biblioteca especializada em arte contemporânea
(Fotos: Divulgação)
Nem só de belas praias sobrevive o turismo de Recife. Dotada de uma natureza exuberante, a capital pernambucana também se destaca por suas atrações históricas e culturais. “Recife é uma cidade com diversos atrativos turísticos. Aqui, turistas e recifenses têm opções de passeios para os sete dias da semana”, garante o secretário de Turismo de Recife, Samuel Oliveira.
Exemplo disso são os centros culturais da cidade, que contam um pedaço da história de Recife, cidade que se destaca por sua diversividade cultural. A capital de Pernambuco foi construída sob a influência de portugueses, africanos, holandeses, franceses e judeus, que cederam um pouco de suas características culturais à cidade.
Aberto ao público em 2001, o Centro Cultural Judaico de Pernambuco (CCJP ) conta um pouco da história dos judeus no Brasil. Além disso, ele abriga a primeira sinagoga das Américas: a Sinagoga Kahal Zur Israel, que funcionou durante o domínio holandês, entre 1641 e 1654.
O CCJP tem três andares com exposição focada na chegada dos judeus no Brasil, a construção da Sinagoga e a fuga dos judeus em Pernambuco. O local ainda tem como atrações a exposição dos vestígios arqueológicos da Mikvê, piscina usada para o banho de purificação na sinagoga, do século XVII. O espaço também tem teatro, salas de vídeos e loja de artesanato.
Recentemente, mais um centro cultural foi inaugurado no bairro do Recife. Trata-se do Centro Cultural Correios, com seis pavimentos e cinco salas de exposição, além de auditório, restaurante e uma agência postal.
O estabelecimento está localizado em um prédio construído no início do século passado e foi adquirido em 1921 para ser a sede dos Correios em Pernambuco. O local conta com exposições temporárias com fotos da aviação transcontinental e da travessia aérea noturna do Oceano Atlântico, mapas e gravuras estilizadas da cidade, além da exposição filatélica 40 Anos da ECT em 346 Anos de História - Correios, levando o Brasil à frente, que referencia cronologicamente, por meio dos selos, fatos marcantes da história postal brasileira.
Arte

Capital de Pernambuco foi construída sob a influência de portugueses, africanos, holandeses, franceses e judeus
Bem próximo ao Centro Cultural Correios está o Instituto Cultural Banco Real. Localizado em frente ao Marco Zero do Recife, o espaço integra um conjunto de pontos turísticos do Bairro do Recife, como a Rua do Bom Jesus, a Praça do Arsenal da Marinha, a Igreja da Madre de Deus, a Torre Malakoff e o Paço Alfândega. O Instituto apresenta exposição comemorativa ao centenário de nascimento do artesão caruaruense Mestre Vitalino, com fotografias registradas por Pierre Verger, um dos mais importantes fotógrafos do século XX. As fotos mostram o cotidiano do mestre do Alto do Moura. Além da exposição, o Instituto oferece ainda três galerias, auditório e biblioteca especializada em arte contemporânea.
Distante 5 km do bairro do Recife, está o Centro Cultural Benfica. O espaço está instalado em um casarão construído na segunda metade do século XIX e abriga o Teatro Joaquim Cardozo, o Instituto de Arte Contemporânea e uma parcela do Acervo Museológico da Universidade Federal de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário