Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de agosto de 2012


Oito cuidados contra o envelhecimento da pele dos 40 aos 50 anos

Filtro solar, limpeza de pele e peelings são indicações de dermatologistas

POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 06/08/2012
Nunca é tarde para cuidar da pele. Na faixa dos 40 anos, é comum aparecer manchas, rugas e flacidez, males que podem ser amenizados ou evitados com o uso de produtos adequados e algumas práticas que não podem ser deixadas de lado. "Cuidados essenciais como beber muita água, não fumar, manter uma alimentação equilibrada, não abusar de bebidas alcoólicas, praticar exercícios e evitar o estresse também devem ser lembrados quando o assunto é barrar o evelhecimento", diz o dermatologista Mario Chaves, da clínica Derma Gávea, no Rio de Janeiro. Confira as recomendações dos especialistas e mantenha a pele jovem e saudável. 
  • mulher passando protetor solar no rosto - Foto Getty Images
  • mulher lavando o rosto - Foto Getty Images
  • mulher comendo laranja - Foto Getty Images
  • pote de creme antirrugas - Foto Getty Images
  • mulher fazendo limpeza de pele - Foto Getty Images
  • mulher fazendo peeling
  • mulher fazendo tratamento a laser  - Foto Getty Images
  • mulher lendo o rótulo de um produto no mercado - Foto Getty Images
  • médico prescrevendo uma receita - Foto Getty Images
 
 
DE 9
mulher passando protetor solar no rosto - Foto Getty Images

Não abandone o filtro solar

De acordo com o dermatologista Murilo Drummond, do Instituto Carlos Chagas, usarprotetor solar nunca foi tão importante quanto nessa idade. "Qualquer excesso de exposição ao sol pode prejudicar a pele da mulher acima dos 40 anos, porque ela está mais sensível às ações do envelhecimento", diz. Rugas, manchas e até câncer de pele podem ser evitados com o uso diário do filtro.  
mulher lavando o rosto - Foto Getty Images

Sempre retire a maquiagem antes de dormir

Não importa a idade: muitas mulheres têm preguiça de retirar toda a maquiagem antes de dormir e aplicar loções tônicas. Mas, após os 40 anos, esse ritual deve ser seguido à risca em qualquer caso, pois a pele está mais sensível a descuidos. "Dormir com a maquiagem pode deixar manchas e marcas com facilidade, pois o cosmético irá entupir os poros, impedindo a pele de respirar", afirma o dermatologista Murilo. Aplique o demaquilante com um algodão, lave o rosto para retirar a oleosidade e use apenas produtos adequados para o seu tipo de pele.  
mulher comendo laranja - Foto Getty Images

Manchas na pele? Invista nas vitaminas

Se você tem a pele manchada pela ação do sol ou do tempo, saiba que o problema pode ser resolvido com cosméticos ricos em vitamina C e vitamina E, ou mesmo a ingestão desses nutrientes. "As vitaminas clareiam manchas e combatem os efeitos do fotoenvelhecimento, aquele causado pela exposição ao sol", afirma o dermatologista Carlos Rodrigo Miranda, da clínica ANOVA Estética, em Belo Horizonte. "Elas também estimulam a produção de colágeno, mantendo a pele firme e com menos rugas", completa. Mas lembre-se sempre de consultar um dermatologista antes de comprar qualquer produto. Boas fontes de vitamina C são abacaxi, acerola, agrião, laranja, limão, kiwi, rúcula, e espinafre. Já a vitamina E pode ser encontrada em alimentos como gérmen de trigo, óleos vegetais, gema de ovo e vegetais folhosos. 
pote de creme antirrugas - Foto Getty Images

Produtos anti-idade contra flacidez

É importante que o creme antirrugas para essa idade tenha: ação tensora, que ajuda a manter a pele mais firme; as vitaminas já citadas e a vitamina A, mais conhecida como retinol. Mas preste atenção: esse retinol é diferente do ácido retinoico, que é um derivado da vitamina A. "Apesar de ter efeito mais demorado, o retinol é melhor para essa faixa etária por ser menos irritante", diz Murilo Drummond. Ele é responsável por renovar as camadas da pele, melhorando a textura e elasticidade.  
mulher fazendo limpeza de pele - Foto Getty Images

Faça uma limpeza de pele mensalmente

limpeza de pele faz a desobstrução dos poros, deixando a pele respirar melhor e evitando pequenos carocinhos e imperfeições que ficam mais visíveis nessa época. "Esse cuidado promove a renovação da pele, retirando a camada com manchas, acne, oleosidade e células envelhecidas", diz o dermatologista Carlos. Procure fazer em um centro de estética de confiança. 
mulher fazendo peeling
Peelings
Recomendado para pessoas que sofrem com a pele oleosa e acneica, opeeling superficial também é indicado para quem tem mais de 40 anos, pois servem para retirar manchas. "Também recomendo peelings médios e profundos para estimular a produção do colágeno, essencial ao rejuvenescimento", diz o dermatologista Mario Chaves. 
mulher fazendo tratamento a laser  - Foto Getty Images

Laser e luz pulsada

Os dois tratamentos são muito indicados nesta faixa etária, pois a mulher já acumula muitos sinais dos danos causados pelo sol. A luz pulsada, além de dar viço e luminosidade, estimula a produção de colágeno e melhora a textura da pele. "O tratamento também retira manchas e vasos sanguíneos visíveis na face e suaviza as olheiras", afirma o dermatologista Mario. "Já o laser é excelente para o rejuvenescimento facial e o tratamento de rugas, cicatrizes de acne, cicatrizes cirúrgicas e estrias." 
mulher lendo o rótulo de um produto no mercado - Foto Getty Images

Não se deixe levar pela propaganda

Muitos produtos são lançados constantemente pela indústria farmacêutica com promessas de combater o envelhecimento. De acordo com os especialistas, muitas dessas novidades não têm comprovação científica e devem ser encaradas com cautela. "A maioria desses produtos não possui os componentes ou as concentrações necessárias para tratar uma pele da faixa etária em questão", diz o dermatologista Murilo. É importante consultar um dermatologista, pois só ele saberá quais produtos e tratamentos a sua pele precisa.  
médico prescrevendo uma receita - Foto Getty Images

Respeite o tempo e a frequência de uso dos produtos

O dermatologista receitou? Siga as instruções à risca. Não adianta sair do consultório com uma lista de produtos e não usá-los na quantidade, tempo e horário corretos. "Exagerar no uso desses produtos pode causar irritação e descamações excessivas na pele, podendo levar até ao aparecimento de queimaduras", alerta o dermatologista Carlos. "Ao passo que usar menos ou pular alguns dias fará com que você não obtenha os efeitos desejados, desperdiçando tempo e dinheiro." 
OCULTAR TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário