Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de agosto de 2012


Conheça os sete melhores nutrientes para afastar rugas e flacidez

Eles estimulam a produção de colágeno e combatem radicais livres da pele

POR LAURA TAVARES - PUBLICADO EM 06/07/2012
Muito se fala sobre a importância da alimentação para manutenção do peso e a prevenção de doenças, mas o que nem todo mundo sabe é que ela influencia até mesmo a sua aparência. Consumir grandes quantidades de açúcar, por exemplo, pode levar à má oxigenação celular e, consequentemente, ao envelhecimento precoce. Felizmente, também é possível contar com uma grande variedade de nutrientes que estimulam a produção de colágeno da pele e combatem radicais livres, impedindo a degeneração celular. Conheça quais são eles e onde é possível encontrá-los.
  • Tomate - Foto Getty Images
  • Cenoura - Foto Getty Images
  • Salmão - Foto Getty Images
  • Carne vermelha - Foto Getty Images
  • Chá verde - Foto Getty Images
  • Iogurte - Foto Getty Images
  • Espinafre - Foto Getty Images
 
 
DE 7
Tomate - Foto Getty Images

Tomate

Poderoso antioxidante, o licopeno está presente em alimentos de cor vermelha, como a melancia, a goiaba e, principalmente, o tomate. "Ele potencializa a ação das enzimas que combatem radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular", explica o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Além disso, estudos mostram que ele pode ser um eficaz protetor contra os raios solares. Prefira investir em molhos e extratos de tomate, pois o nutriente é melhor absorvido quando cozido ou processado.
Cenoura - Foto Getty Images

Betacaroteno

"Assim como o licopeno, o betacaroteno faz parte da família dos carotenoides e é o principal precursor da vitamina A", afirma a nutricionista Daniela Cyrulin, da clínica Nutri & Consult, em São Paulo. Ele pode ser encontrado em alimentos amarelados ou alaranjados, como cenoura, abóbora e batata-doce. Sua principal atuação é como antioxidante, combatendo alterações celulares que poderiam levar ao envelhecimento da pele. A vitamina A, por sua vez, auxilia na restauração de lesões da pele e equilibra a produção de secreções das glândulas sebáceas, o que dificulta o entupimento ou a inflamação dos poros, que poderia causar espinhas.
Salmão - Foto Getty Images

Ômega-3

Muita gente não sabe, mas a gordura insaturada é fundamental para ter uma pele bonita. "A deficiência desse nutriente deixa a pele ressecada, pois ela não é lubrificada adequadamente sem gordura', explica a nutricionista Nathália Grijó Guedes, da clínica Nutri Action, em Santos. Ela recomenda consumir peixes, como salmão e atum, além de alimentos como a castanha do Pará e amêndoas. Todas essas opções são ricas em ômega-3, uma gordura poli-insaturada.
Carne vermelha - Foto Getty Images

Proteínas

A ingestão de proteínas é fundamental para a produção de colágeno. Para serem aproveitadas pelo organismo, entretanto, elas precisam ser quebradas em pequenas unidades chamadas aminoácidos. "Os alimentos que possuem maior variedade de aminoácidos que o nosso corpo não consegue produzir são as carnes, o leite e ovos", explica o nutrólogo Roberto. Por isso, vale a pena incluir porções desses itens no cardápio. Para vegetarianos, o que mais se aproxima desses alimentos é a soja. Também é possível aumentar a oferta desses nutrientes consumindo o tradicional arroz com feijão que, juntos, constituem uma refeição altamente nutritiva.
Chá verde - Foto Getty Images

Flavonoides

Flavonoides são substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que podem ser encontradas em frutas secas, no chá verde, na uva e até no chocolate amargo. "Esses nutrientes agem sobre as enzimas que combatem os radicais livres, impedindo a deterioração celular", explica o nutrólogo Roberto. Eles ainda são fundamentais para a absorção de vitamina C, que estimula a produção de colágeno. Esta, por sua vez, pode ser encontrada em frutas cítricas, como a laranja e o limão.
Iogurte - Foto Getty Images

Probióticos

Probióticos são alimentos que possuem micro-organismos vivos em sua composição. Tal característica faz com que ele ajude a repor as bactérias benéficas no corpo, o que indiretamente leva a uma melhora da pele como um todo. "Pessoas com problemas gastrointestinais estão mais propensas a sofrer com acne e outros problemas de pele", aponta a nutricionista Nathália. Boas fontes de probióticos são iogurtes e leites fermentados.
Espinafre - Foto Getty Images

Vitamina E

"A vitamina E é um antioxidante que está presente em vegetais de cor verde escuro, como o espinafre, a couve e o agrião", afirma a nutricionista Nathália. Ela protege as células da ação dos radicais livres, impedindo o envelhecimento precoce da pele. Além disso, o nutriente auxilia na ação da vitamina A, importante para a formação da camada de gordura natural da pele. Óleos vegetais também são boas fontes, como o de soja, cártamo e girassol, mas eles não podem ser submetidos a altas temperaturas para não perder parte da vitamina.
OCULTAR TEXTO
Este conteúdo ajudou você?  


Oito cuidados contra o envelhecimento da pele dos 40 aos 50 anos

Filtro solar, limpeza de pele e peelings são indicações de dermatologistas

POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 06/08/2012
Nunca é tarde para cuidar da pele. Na faixa dos 40 anos, é comum aparecer manchas, rugas e flacidez, males que podem ser amenizados ou evitados com o uso de produtos adequados e algumas práticas que não podem ser deixadas de lado. "Cuidados essenciais como beber muita água, não fumar, manter uma alimentação equilibrada, não abusar de bebidas alcoólicas, praticar exercícios e evitar o estresse também devem ser lembrados quando o assunto é barrar o evelhecimento", diz o dermatologista Mario Chaves, da clínica Derma Gávea, no Rio de Janeiro. Confira as recomendações dos especialistas e mantenha a pele jovem e saudável. 
  • mulher passando protetor solar no rosto - Foto Getty Images
  • mulher lavando o rosto - Foto Getty Images
  • mulher comendo laranja - Foto Getty Images
  • pote de creme antirrugas - Foto Getty Images
  • mulher fazendo limpeza de pele - Foto Getty Images
  • mulher fazendo peeling
  • mulher fazendo tratamento a laser  - Foto Getty Images
  • mulher lendo o rótulo de um produto no mercado - Foto Getty Images
  • médico prescrevendo uma receita - Foto Getty Images
 
 
DE 9
mulher passando protetor solar no rosto - Foto Getty Images

Não abandone o filtro solar

De acordo com o dermatologista Murilo Drummond, do Instituto Carlos Chagas, usarprotetor solar nunca foi tão importante quanto nessa idade. "Qualquer excesso de exposição ao sol pode prejudicar a pele da mulher acima dos 40 anos, porque ela está mais sensível às ações do envelhecimento", diz. Rugas, manchas e até câncer de pele podem ser evitados com o uso diário do filtro.  
mulher lavando o rosto - Foto Getty Images

Sempre retire a maquiagem antes de dormir

Não importa a idade: muitas mulheres têm preguiça de retirar toda a maquiagem antes de dormir e aplicar loções tônicas. Mas, após os 40 anos, esse ritual deve ser seguido à risca em qualquer caso, pois a pele está mais sensível a descuidos. "Dormir com a maquiagem pode deixar manchas e marcas com facilidade, pois o cosmético irá entupir os poros, impedindo a pele de respirar", afirma o dermatologista Murilo. Aplique o demaquilante com um algodão, lave o rosto para retirar a oleosidade e use apenas produtos adequados para o seu tipo de pele.  
mulher comendo laranja - Foto Getty Images

Manchas na pele? Invista nas vitaminas

Se você tem a pele manchada pela ação do sol ou do tempo, saiba que o problema pode ser resolvido com cosméticos ricos em vitamina C e vitamina E, ou mesmo a ingestão desses nutrientes. "As vitaminas clareiam manchas e combatem os efeitos do fotoenvelhecimento, aquele causado pela exposição ao sol", afirma o dermatologista Carlos Rodrigo Miranda, da clínica ANOVA Estética, em Belo Horizonte. "Elas também estimulam a produção de colágeno, mantendo a pele firme e com menos rugas", completa. Mas lembre-se sempre de consultar um dermatologista antes de comprar qualquer produto. Boas fontes de vitamina C são abacaxi, acerola, agrião, laranja, limão, kiwi, rúcula, e espinafre. Já a vitamina E pode ser encontrada em alimentos como gérmen de trigo, óleos vegetais, gema de ovo e vegetais folhosos. 
pote de creme antirrugas - Foto Getty Images

Produtos anti-idade contra flacidez

É importante que o creme antirrugas para essa idade tenha: ação tensora, que ajuda a manter a pele mais firme; as vitaminas já citadas e a vitamina A, mais conhecida como retinol. Mas preste atenção: esse retinol é diferente do ácido retinoico, que é um derivado da vitamina A. "Apesar de ter efeito mais demorado, o retinol é melhor para essa faixa etária por ser menos irritante", diz Murilo Drummond. Ele é responsável por renovar as camadas da pele, melhorando a textura e elasticidade.  
mulher fazendo limpeza de pele - Foto Getty Images

Faça uma limpeza de pele mensalmente

limpeza de pele faz a desobstrução dos poros, deixando a pele respirar melhor e evitando pequenos carocinhos e imperfeições que ficam mais visíveis nessa época. "Esse cuidado promove a renovação da pele, retirando a camada com manchas, acne, oleosidade e células envelhecidas", diz o dermatologista Carlos. Procure fazer em um centro de estética de confiança. 
mulher fazendo peeling
Peelings
Recomendado para pessoas que sofrem com a pele oleosa e acneica, opeeling superficial também é indicado para quem tem mais de 40 anos, pois servem para retirar manchas. "Também recomendo peelings médios e profundos para estimular a produção do colágeno, essencial ao rejuvenescimento", diz o dermatologista Mario Chaves. 
mulher fazendo tratamento a laser  - Foto Getty Images

Laser e luz pulsada

Os dois tratamentos são muito indicados nesta faixa etária, pois a mulher já acumula muitos sinais dos danos causados pelo sol. A luz pulsada, além de dar viço e luminosidade, estimula a produção de colágeno e melhora a textura da pele. "O tratamento também retira manchas e vasos sanguíneos visíveis na face e suaviza as olheiras", afirma o dermatologista Mario. "Já o laser é excelente para o rejuvenescimento facial e o tratamento de rugas, cicatrizes de acne, cicatrizes cirúrgicas e estrias." 
mulher lendo o rótulo de um produto no mercado - Foto Getty Images

Não se deixe levar pela propaganda

Muitos produtos são lançados constantemente pela indústria farmacêutica com promessas de combater o envelhecimento. De acordo com os especialistas, muitas dessas novidades não têm comprovação científica e devem ser encaradas com cautela. "A maioria desses produtos não possui os componentes ou as concentrações necessárias para tratar uma pele da faixa etária em questão", diz o dermatologista Murilo. É importante consultar um dermatologista, pois só ele saberá quais produtos e tratamentos a sua pele precisa.  
médico prescrevendo uma receita - Foto Getty Images

Respeite o tempo e a frequência de uso dos produtos

O dermatologista receitou? Siga as instruções à risca. Não adianta sair do consultório com uma lista de produtos e não usá-los na quantidade, tempo e horário corretos. "Exagerar no uso desses produtos pode causar irritação e descamações excessivas na pele, podendo levar até ao aparecimento de queimaduras", alerta o dermatologista Carlos. "Ao passo que usar menos ou pular alguns dias fará com que você não obtenha os efeitos desejados, desperdiçando tempo e dinheiro." 
OCULTAR TEXTO


Barre o envelhecimento ingerindo alimentos que previnem as rugas

Eles contêm substâncias importantes para manter sua pele mais jovem

POR ANA MARIA MADEIRA - PUBLICADO EM 09/04/2010
Você é aquilo o que você come. Quantas e quantas vezes já ouvimos essa sentença sem entender suas implicações práticas? Mas o que uma alimentação saudável pode fazer por alguém além de ajudar a manter em forma? É simples. Os alimentos fornecem substâncias que influenciam no funcionamento de nossas células, podendo contribuir para o surgimento de doenças ou ajudar a evitá-las, além de atuar em todo o processo de envelhecimento. Sendo assim, até aquele potinho de creme para o rosto que custou uma nota vai ter a eficácia comprometida se você descuidar da alimentação. "Com uma alimentação variada e equilibrada, podemos obter antioxidantes e proteínas importantes para retardar o aparecimento das rugas", afirma a dermatologista Daniela Taniguchi. Isso mesmo: os alimentos podem atuar como verdadeiros potencializadores dos tratamentos estéticos, dando um banho de hidratação e reforçando a elasticidade da sua pele. Conheça os principais itens do seu cardápio capazes de realizar essa obra. 
  • Soja - Foto: Getty Images
  • Vitamina C - Foto: Getty Images
  • Cobre e Manganês - Foto: Getty Images
  • Betacaroteno - Foto: Getty Images
  • Castanha-do-pará - Foto: Getty Images
  • Chocolate - Foto: Getty Images
  • Peixe - Foto: Getty Images
  • Iogurte - Foto: Getty Images
 
 
DE 8
Soja - Foto: Getty Images
SOJA: A soja é vedete da boa saúde - e também da sua beleza! Ela contém isoflavonas, que atua da mesma maneira que o hormônio feminino estrógeno na pele. "Com o envelhecimento e a perda de estrógeno, a pele vai ficando mais fina e sensível, o que colabora para o aparecimento das rugas", explica a dermatologista Daniela Taniguchi. Também por conta disso, a soja pode ajudar no combate aos sintomas da TPM e prevenir a osteoporose.
Vitamina C - Foto: Getty Images
FRUTAS COM VITAMINA C: Laranja, morango, limão e acerola são, além de frutinhas deliciosas, benfeitores da sua pele. "A vitamina C, presente nesses alimentos, ajuda a formar o colágeno que, por sua vez, atua na elasticidade da pele", explica Daniela. Além disso, essa vitamina tem ação desintoxicante, prevenindo infecções, gripes e resfriados.
Cobre e Manganês - Foto: Getty Images
COBRE E MANGANÊS: Amêndoas, feijões, lentilha, nozes e grão-de-bico possuem esses dois minerais que também agem na vitalidade da sua pele. "Eles estimulam a produção de colágeno. Eles são bons cicatrizantes, além de combater os radicais livres e suavizar a pele, especialmente se existir alguma irritação", diz Daniela.
Betacaroteno - Foto: Getty Images
BETACAROTENO: Alimentos que contém betacaroteno protegem a sua pele contra os raios solares e, assim, evitam o envelhecimento cutâneo. De acordo com a médica, "essa substância, presente no mamão, cenoura, tomate, abóbora e mamão, é um betacarotenoide, um tipo de antioxidante, que trabalha combatendo os radicais livres, responsáveis por destruir as células de colágeno". No caso do tomate, há ainda o licopeno, outro tipo de flavonoide.
Castanha-do-pará - Foto: Getty Images
CASTANHA-DO-PARÁ: A castanha-do-pará é rica em selênio, um mineral com propriedades antioxidantes. Ele previne e retarda o envelhecimento ou o chamado endurecimento dos tecidos pela oxidação e contribui para manter a elasticidade natural da pele. "O selênio também é fundamental para manter o humor e, quem não sorri e vive com uma expressão contraída, têm mais rugas", conforme diz Daniela Tamaguchi.
Chocolate - Foto: Getty Images
CACAU: A fruta, principal ingrediente do chocolate, tem um antioxidante poderoso, que trabalha aumentando a irrigação sanguínea, o que retarda o aparecimento das rugas. No entanto, fica uma dica: "não coma o chocolate em excesso, pois contém gorduras que deixam a pele mais oleosa", explica a dermatologista. Além disso, o chocolate com mais antioxidantes não é o ao leite, queridinho dos chocólatras, e sim o amargo, rico em flavonoides.
Peixe - Foto: Getty Images
PEIXES E SEMENTES OLEAGINOSAS: O ômega 3 e o ômega 6 são substâncias que ajudam a formar uma substância chamada ceramidas, que tem a função de hidratar a pele e protegê-la de inflamações e alergias, de acordo com a dermatologista. Os ácidos graxos ômega-3 e 6 não são sintetizados pelo organismo e são dependentes de fontes exógenas, como alguns alimentos ou suplementos nutricionais: podemos encontrá-lo nos peixes de água fria (salmão, atum, truta), nas nozes, castanhas e nos óleos vegetais como azeite, canola, soja e milho.
Iogurte - Foto: Getty Images
IOGURTE: O iogurte é responsável por manter os probióticos, bactérias que regulam o intestino. Com o intestino preso, a pele sofre porque passa a receber mais toxinas. "O iogurte pode auxiliar no combate a manchas e alergias, surgidas quando a digestão não vai bem e que dão um aspecto mais envelhecido a pele", diz Daniela.